23 de outubro de 2016

AF de LISBOA


Nasce esta associação de futebol em 1910. Mas antes já tinha havido umaFoot Ball Association. Em inglês, como reverência aos “criadores” do futebol.
tentativa de criação de uma entidade que organizasse provas de futebol, à moda inglesa. Foi a Liga Portuguesa de
E em Lisboa, território precursor do futebol (Guilherme Pinto Basto, um desportista muito conhecido, terá afirmado que foi ele que trouxe para Portugal, desde Inglaterra, a primeira bola de futebol em 1884), a primeira prova tem lugar em 1906. Participam 4 clubes: O Carcavelos, ligado aos ingleses do Cabo Submarino, e que tinham o único e verdadeiro campo de futebol. Era conhecido pelo campo da Quinta Nova, e ficava em Carcavelos. O CIF, o Cricket Club, e o Sport Lisboa, que é o antecessor do actual Benfica. Este tem nos antecedentes os ex-alunos da Casa Pia, que saídos da Instituição continuam a saga desportiva, constituindo a Associação do Bem, e que posteriormente se alia ao Grupo dos Irmãos Catatau. Da junção destes, surge o Sport Lisboa. Mais tarde seria o Sport Lisboa e Benfica.

Da muita publicação desportiva do início do século XX, disponível na biblioteca nacional, é possível recolher muita e diversificada informação.
Mas, contemporaneamente, existe uma extraordinária publicação sobre esta realidade, que merece ser consultada. Refiro-me ao livro de Marina Tavares Dias, “História do Futebol Em Lisboa”.

http://www.afl.pt/


Hoje, esta associação realiza diversas provas com âmbito distrital, e nas suas competições seniores competem dezenas colectividades, divididas por diversas divisões.

Informação dedicada


Listagem de Campeões



Campos do Distrito


Época 2017/18



1 comentário:

Edgar disse...

Boa noite.
Na listagem de campeões da AFL, existe uma incorreção: nos vencedores da II Divisão distrital, surge como vencedor em 2010-11 o Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, quando na realidade o clube vencedor foi o Atlético Clube de Porto Salvo. De resto, parabéns pelo trabalho realizado e pela bela base de dados que disponibiliza.